Ali Dia
Apresento-vos hoje, caros amantes não só do Futebol Espectáculo como também do Futebol Rigorosamente-Nada-A-Ver-Com Espectáculo, o maior fiasco da história do Futebol Internacional. De imediato, como por magia, surge na nossa mente dois pequeninos nomes de 3 letrinhas apenas: Ali Dia.
Greame Souness sempre teve a fama de escocês espertalhão (embora cá em Portugal nunca tenha passado de um palerma). E a sua fama de esperto era tão grande que nunca passou pela cabeça de ninguém que viesse um dia a ser enganado daquela forma. Passo desde já a explicar.
Certo dia, ainda Souness era treinador do poderoso Southampton, o telefone do escocês toca. Do outro lado da linha falava George Weah (esse mito africano!), que vinha aconselhar uma contratação para a equipa inglesa (por incrível que pareça, os ingleses sofrem sempre com isto). O jogador em questão era Ali Dia, antigo jogador do Paris Saint-German e internacional Senegalês por 13 vezes.
O que é certo é que nada disto era verdade. Ali Dia apenas tinha tido uma experiência na Europa no Rotherham United, onde havia fracassado. Mas pior que isso: Greame Souness nunca tinha falado com George Weah por telefone. Quem havia telefonado era, na verdade, o agente do próprio Ali Dia, fazendo-se passar pelo antigo Bola de Ouro de modo a convencer Souness a contratá-lo. A verdade é que Souness não fazia ideia de nada disto, e contratou Ali Dia por um mês.
A estreia de Ali Dia aconteceu em Novembro de 1996 frente ao Leeds United (de Tomas Brolin. Um abraço para ele). O jogo corria mal ao grande cérebro da equipa Le Tissier, e Souness fez o seu sorriso malandro (como se tivesse acabado de afundar mais uma equipa). Lançou então Ali Dia aos 32', mostrando o seu olhar "com este a brilhar temos o jogo ganho!".
Mas Ali Dia não brilhou. Os seus pés eram duas vigas de betão. A sua visão de jogo era míope. A sua velocidade era a de um Jorge Costa. Ali Dia foi substituído aos 53 minutos de jogo e o seu contracto de imediato rescindido, tendo a sua carreira na Premier League durado 21 minutos. O Southampton saiu derrotado nessa noite, obviamente.
Depois de confirmado o fiasco, o jogador ainda tentou a sua sorte no desconhecido Gateshead F.C da Divisão da Conferência, mas nem aí teve sucesso. Quanto a Souness, por mais escandaloso que possa parecer, continuou a ter coragem de sair à rua.
Para sempre Ali Dia, a contratação por telefone.