Falta de Jeito

quinta-feira, abril 13, 2006

Darko Pancev



A imagem que aqui mostro exprime bastante bem o que foi a carreira deste jogador. Darko Pancev tinha tudo para brilhar, mas não conseguiu... ou não lhe apeteceu.

A história desta estrela oriunda da Macedónia, terra da nossa sempre querida Madre Teresa de Calcutá, começou na longínqua época de 1982, quando o desconhecido Vardar Skopje lançou o não menos desconhecido Darko Pancev. Os anos passaram e Pancev começou a dar sinais de se poder vir a tornar um dos melhores avançados da altura, assinando contracto com o Estrela Vermelha de Belgrado. A carreira de Pancev explodiu então! Em 5 anos apenas, Darko fez o gosto ao pé por 84 vezes e venceu uma Liga dos Campeões, mostrando ser um avançado explosivo que apenas necessitava de "meia-oportunidade" para concretizar. Por todo o Mundo o nome de Pancev começava a ser falado. Faltava um avançado à equipa x? A sugestão era óbvia: Darko Pancev!

Esse mesmo "x", como que uma lotaria, calhou ao Inter Milão. Mas, tal como em qualquer lotaria, a probabilidade de ganhar é sempre reduzida. Darko Pancev chegou a Itália apelidado de "avançado mortífero", e a sua mortífera veia foi mesmo demonstrada... a favor da equipa adversária. Pancev mostrava-se apenas um jogador perfeitamente banal, pobre técnicamente e sem qualquer sinal de concretizador. Um autêntico Néné, com a diferença de não marcar golos.

Depois de 11 jogos de imensa inglória Pancev foi emprestado ao VfB Leipzing, e a sua carreira entrou então num ciclo vicioso. Teve a sua oportunidade na Alemanha em 1994... falhou. Tentou o seu regresso à equipa milanesa... falhou. Tentou relançar-se no Fortuna Dusseldorf... falhou. Tranferiu-se para o FC Sion da Suiça... terminou a carreira para não falhar mais.

Por onde passou, Pancev falhou. E logo ele, que tinha tudo para vingar...

10 Remates certeiros ao lado:

At 9:04 da tarde, Blogger Apre rematou ao lado...

Foi a sidrome do clube grande que lhe deu cabo da carreira após o Estrela Vermelha (que tb é clube grande mas de leste).

 
At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

inda me lembro dessa liga dos campeoes (ja agr, inda n era xamada "liga dos campeoes"), foi o proprio pancev, a estrela maxima da poderosa selecçao da macedonia, q converteu o penalty q fez com q o esrela levasse o caneco para casa. dps disso, nc + ouvi nd sobre o jogador, foi bom recordar e saber q n perdi nd... a n ser umas belas gargalhada.

parabens por trazeres + 1 cromo

 
At 1:04 da tarde, Blogger Zé Maria (ou não) rematou ao lado...

Tendes razão, ainda não era Liga dos Campeões, agradeço a rectificação.

 
At 6:45 da tarde, Blogger FT rematou ao lado...

O Pancev era um grande jogador, mas por vezes estes não se conseguem impor nos clubes grandes. Aconteceu o mesmo ao Hakan Sukur, por exemplo, e a todos os jogadores que passam pelo Benfica.

PS - A Madre Teresa era albanesa.

 
At 8:50 da tarde, Blogger Croissants rematou ao lado...

Que grande equipa era essa do Estrela Vermelha: Pancev (penso que era bom jogador, os jogos na selecção comprovaram-no), Prosinecki, Savicevic, Belodelici, estes os mais conhecidos.
Não te esqueças que o Inter "estragou" muitos jogadores: Bergkamp não teve sucesso, o próprio Ronaldo teve um sucesso relativo e podia dar mais exemplos.

 
At 12:57 da manhã, Blogger Zé Maria (ou não) rematou ao lado...

A Madre Teresa é (era) da Macedónia, nascida na grande capital Skopje (curiosamente onde nasceu Pancev). Deves estar a confundir com... com... mas alguém famoso nasceu na Albânia? :-)

É verdade que a maioria dos grandes cromos futebolísticos começaram por prometer bastante, mas perderam-se quando deram o salto. O Pancev foi um deles (só os adeptos do Inter não lhe acharam graça... não percebo porquê), mas ainda hoje é um ícone na Macedónia.

Uns com tanto, outros com tão pouco... Vá lá, os outros ainda têm o Weah.

 
At 3:56 da tarde, Blogger Pedro Sá rematou ao lado...

Resolvo desde já a situação da Madre Teresa. Nasceu na Macedónia sendo de etnia albanesa. Aliás, penso que cerca de 30% dos cidadãos macedónios são de etnia albanesa...

E o Pancev ainda jogava no Vardar Skopje creio que das duas únicas vezes que esse clube macedónio foi campeão da Jugoslávia...pelo menos da primeira vez em 1987 de certeza.

 
At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

certo e no ano seguinte jogarem o porto na primeira jornada do euro apos o porto ter conquistar no ano anterior.mas sobre a mother teresa, onde era nesceu ,nas tempo era albania depois da guerra mudarem as fronteiras. o aeroporto inter do tirana e mother teresa

 
At 9:05 da manhã, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 
At 10:59 da manhã, Anonymous Teresa pancev rematou ao lado...

Eu queria saber se você nasceu na Romênia 2

 

Enviar um comentário

<< Home