Falta de Jeito

quinta-feira, junho 15, 2006

Ade Akinbiyi


Todos nós gostamos do Extremo tecnicista, do Ponta de Lança concretizador, do Central impiedoso, do Guarda-Redes elástico, do Médio trabalhador... Porém, gostamos ainda mais do Guarda-Redes frangueiro, do Central falhão, o Médio tosco e do Avançado zarolho. É sobre este último que vou falar hoje.

Na arte do falhanço escandaloso, um nome destacou-se nos finais da década de 90: Ade Akinbiyi. Aviso já a todos os leitores cardíacos que este mutante das savanas nigerianas não se trata de um membro da espécie Peterus crouch. O talento que trago hoje é muito pior que isso.

Ade Akinbiyi, como qualquer outro grande cepo que se preze, teve o auge da sua falta de qualidade na Premier League inglesa, mais específicamente no Leicester City. Tendo custado 5 milhões de libras, cedo este avançado com cara de parvo e dono de penteados diferentes todos os jogos mostrou que se tratava de um dos maiores flops da história do Futebol... ou pelo menos dos mais hilariantes. Por jogo, Akinbiyi dispunha de uma interminavél quantidade de golos, as quais falhava até fazer corar os adeptos da casa. Por cima, ao lado, contra o guarda-redes ou até falhando na bola, Ade era um verdadeiro génio na arte de falhar o golo, um maestro, um criativo.


Contudo, e apesar da pressão dos adeptos do Leicester City sobre este fiasco de pés tortos, o treinador da altura insistiu exaustivamente na utilização de Akinbiyi. E insistiu tanto que foi recompensado. A meio da época, num jogo frente ao Sunderland(?), Akinbiyi surgiu sozinho na área com a baliza totalmente aberta, e após um primeiro falhanço na bola ainda foi a tempo de emendar para o fundo das redes. Os festejos efusivos, que podem ser vistos na imagem, anunciavam um bom presságio... para voltar à estaca zero. Até ao final dessa época, Akinbiyi molhou o pão na sopa por apenas mais duas vezes, num total de 24 jogos. E o sofrimento de o ver, a cada lance perigoso, a falhar de maneiras mil, foram mais que suficientes para o despachar mais tarde para as divisões inferiores.



É esta tamanha diversidade de talentos que enriquece o nosso Futebol. Enquanto que Ronaldinho inventa uma finta nova por jogo, Ade Akinbiyi inventa uma maneira de falhar nova. De pôr os cabelos em pé. Ou melhor, os dedos.

10 Remates certeiros ao lado:

At 6:02 da tarde, Blogger Guy Júnior rematou ao lado...

Caro amigo, sou Guy, jornalista brasileiro e você visitou meus blogs (Alma da Bola e Alma na Copa).
Gostei muito da sua inciativa com este blog.
Esse último texto do Ade Akinbiyi é muito bom.
Gostaria de poder continuar trocando mensagem contigo e se puder, gostaria de ajudar seu blog com "boas" (ou péssimas) curiosidades do futebol brasileiro.

Grande Abraço


Guy

 
At 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

a vida é mm lixada, lol
digo isto pq este ade akimbi era um tipo q eu o punha smp a jogar no CM numa vez q escolhi o leicester

umas imagens dos seus falhanços é q era engraçado para o pessoal ver

cumprimentos

 
At 8:43 da tarde, Blogger GoncaloF rematou ao lado...

Para apreciar este amigo basta ver a compilação: Frangos & Falhanços da Liga Inglesa ;)

 
At 10:09 da tarde, Blogger Zé Maria (ou não) rematou ao lado...

@Guy: Meu caro, seria de facto uma grande ajuda, ficaria bastante agradecido com a sua colaboração. Do Futebol Brasileiro, exceptuando os que passaram por Portugal, poucos cromos conhecemos. :-)

@delipor: Tentei mesmo procurar alguns vídeos do jogador, mas nada encontrei.

@4 folhas: Por acaso não sabe onde posso arranjar essa compilação (ou pelo menos a parte do Akinbiyi)? :-)

Cumps

 
At 3:53 da tarde, Blogger LOM rematou ao lado...

Este blog é muito porreiro!
Permite ver o fenómeno futebol de uma perspectiva diferente.

Parabéns

 
At 10:52 da tarde, Blogger fractalview rematou ao lado...

O bom do Ade seria Nigeriano de gema ou teria uma mãe Inglesa?É que isso explicava não ter seguido a senda vitoriosa do grande Yakubu Ayegbeni, que passou do nosso Gil Vicente para estrela do Middlesborough!

 
At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

Acho q este gajo era filho de ingleses sim, mas acho q ainda foi jogar na selecção da Nigeria por uma ou 2 vezes. Neste momento acco q anda pela 2D inglesa

 
At 1:26 da manhã, Blogger Zé Maria (ou não) rematou ao lado...

Se tinha pais ingleses não sei, mas pelo menos algum familiar deveria ser inglês, já que o mestre Akinbiyi é portador de um passaporte britânico. Depois de ter saído do Leicester City foi para o Crystal Palace que na altura penso estava na Fisrt Division, mas mesmo aí apenas marcou 1 golo em uma dúzia de jogos (escusado será dizer que foi despachado). Andou pelas divisões lá de baixo e foi contratado pelo Sheffield United este ano.

E sim, jogou uma vez pela Nigéria (quantas terá falhado nesse jogo?) :-).

 
At 4:37 da tarde, Blogger Duarte Freire rematou ao lado...

http://www.youtube.com/watch?v=rUST7DDvyAo

um filme de grandes golos deste cromo da bola

 
At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

ke grande caparro... porra, o gajo é grande. saudacoes

 

Enviar um comentário

<< Home