Falta de Jeito

sábado, abril 22, 2006

José Pablo Burtovoy


Muitos são os jogadores que, hoje em dia, começam por prometer muito enquanto quase miúdos de berço, mas que acabam por nunca passar da cepa-torta. Akwá, o novo Eusébio, é um excelente exemplo disso. E, tal como o grandioso cepo africano, José Pablo Burtovoy acabou por ganhar a vida a distribuir águas no banco de suplentes.

Em vésperas do Mundial de Juvenis de 1992, o seleccionador argentino demonstrava-se demasiado preocupado até à convocatória de José Pablo Burtovoy. Segundo ele, faltava um verdadeiro líder à equipa para que o sucesso de 1979 fosse repetido. Burtovoy, jovem guarda-redes possivelmente encontrado em alguma favela de Santa Fé, foi de imediato apontado como a peça que faltava para a glória, a nova promessa, o Freddy Mercury no meio dos outros Queen. Realce-se que, nessa mesma conferência de imprensa, o seleccionador argentino elogiou efusivamente ainda outro jogador da selecção sub-17, dizendo que era o novo Maradona. Curiosamente, ambos não passaram de dois valentes falhados. Questiono-me se esse seleccionador não era um grande apreciador do Dani. Quanto à prestação da equipa nesse Mundial, não foi além da fase de grupos, e Burtovoy acabou por nunca chegar à selecção principal da Argentina.


Os anos passaram discretamente. Burtovoy representou alguns emblemas como o Colón ou o Veracruz (México), sempre inglóriamente. As oportunidades começaram por ser escassas e acabaram por ser inexistentes, pois este ex-promissor "portero" não conseguia corresponder às espectativas. Foi corrido para o Belgrano, que procurava a salvação para evitar a descida. Era a oportunidade de José Pablo, poderia agora mostrar que tudo não havia passado de um mal entendido. Como tal... foi para o banco.

Depois de dois anos no Arsenal (não o de Inglaterra), José foi para o Chacarita Juniors onde quase bateu o seu record de presenças na Argentina (um jogo apenas realizou, quatro anos após a última partida).
Actualmente, Burtovoy anda perdido algures no México (no banco, tenho esse palpite).

Outro grande jogador que merece o nosso sincero respeito. Se não fossem jogadores como ele, eu estaria aqui a falar de carros ou de agricultura. Como tal, uma salva e palmas para Burtovoy, o argentino com nome de jugoslavo.

Clap, Clap.

5 Remates certeiros ao lado:

At 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

Há uma série de jogadores "castiços" que chegaram ao futebol português rotulados de grandes promessas e, depois, nunca passaram da cepa torta (alguns).

Lembro-me de alguns "astros da bola", como King, Paredão, Rojas, Escalona, Vujacic, N´Tsunda, Eskilsson, entre muitos, muitos outros. Dava para fazer uma Selecção!

Parabéns pelo blog

 
At 1:51 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

ca xtou eu + 1 vez

n conheço minimamente o jogador em kestao, nc ouvi seker o nome dele, mx informeime 1 pc + e, d facto, ele era 1a gnd esperança na argentina e passou a carreira tda c lugar tapado. temx em portugal o sergio leite, q e da mma fibra q esse butovoy

 
At 12:59 da manhã, Blogger Pedro Neto rematou ao lado...

Gosto do blog, parabéns!

 
At 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

Acabo de descobrir que Burtovoy alinhou entre os titulares da equipe boliviana do Real Potosí para o jogo contra o Clube de Regatas do Flamengo pela Copa Libertadores da América, ontem, dia 15 de fevereiro

 
At 9:17 da manhã, Anonymous Anónimo rematou ao lado...

Best regards from NY! trolley car boutique Tramadol info tramadal generic Us convertible term life insurance Otc cold medications and antidepressants Transexual trinity Incorporating in rhode island swarovski eyewear fake emo eyeglasses finding financial advisor in england

 

Enviar um comentário

<< Home